Instituto Pensar - Rosa Weber (STF) mantêm votação presencial para presidência da Câmara

Rosa Weber (STF) mantêm votação presencial para presidência da Câmara

por: Sheila Rezende 


A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber (Imagem: Reprodução)

A eleição para presidência da Câmara dos Deputados será presencial no dia 1º de fevereiro. A vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, negou, nesta sexta-feira (22), uma ação do PDT que questionava a definição da Mesa Diretora da Câmara.

O PDT requereu ao STF a adoção de um sistema híbrido, com a possibilidade do voto remoto, sem excluir a votação presencial, sob alegação dos níveis alarmantes da Covid-19 no Brasil. No entanto, a ministra entende que ?foram estabelecidos protocolo de saúde diante da pandemia, e que não há elementos que permitam uma interferência do Judiciário?.

Leia mais: PSL, que apoia Baleia, sofre debandada pró-Lira

Na ação, o partido aponta que a Câmara realizou votações em 2020 utilizando o Sistema de Deliberação Remota (SDR), permitindo que os parlamentares votassem à distância por meio de um aplicativo no celular. O PDT estima que haverá 3 mil pessoas circulando na Casa no dia da eleição.

Na quinta (21), o PP, partido do deputado Arhtur Lira (AL), que disputa o cargo e tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro, defendeu a rejeição da ação. Outros candidatos à presidência da Câmara são: Baleia Rossi (MDB-SP), Luiza Erundina (PSOL-SP), Capitão Augusto (PL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), André Janones (Avante-MG), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Alexandre Frota (PSDB-SP).

Com informações da TV Globo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: